Entenda o que é taxa Selic e como funciona

A taxa Selic influencia diretamente a economia brasileira e nossas vidas financeiras. Delimitada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ela regula as taxas de poupança, cartão de crédito, crediário, financiamento imobiliário e outros índices atrelados a essa média. 

Quando, por exemplo, há a necessidade de conter a inflação e desestimular o consumo, o Banco Central eleva a taxa Selic, o que, consequente, eleva também os juros cobrados em operações de financiamento e empréstimo. 

Já quando a necessidade é de estimular o consumo e os investimento, a estratégia é elevar a taxa Selic para que as instituições financeiras facilitem o acesso ao crédito à população.

Mas, você sabe exatamente como funciona a taxa Selic e como ela influencia o mercado imobiliário? A seguir, explicamos todos estes detalhes para te ajudar na hora de procurar por imóveis para comprar em Curitiba. Confira!


O que é taxa Selic?

A Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira. Isso significa que todos os bancos se baseiam nela para definir as taxas de juros do financiamento imobiliário. Alterar essa taxa é uma das ferramentas que o Banco Central (BC) usa para controlar a inflação e aproximá-la da meta anual. 

É importante destacar que, quando há mudanças na taxa Selic, três grandes pilares de nossas vidas financeiras são afetadas: a inflação, o rendimento de diversos investimentos e as taxas de empréstimos, cada um de uma maneira distinta. 

Em relação às taxas de empréstimos, quando há uma queda na Selic, a tendência é de que os bancos e instituições financeiras acompanhem e diminuam suas taxas de juros, tornando o crédito mais acessível para a população.

Ou seja, com a queda da taxa da Selic, há também um reajuste no valor dos financiamentos.  Por exemplo, se a taxa Selic passa de 5% para 3%, há, consequentemente, uma queda na taxa de financiamento. O que provoca um aumento na procura e amplia as chances de negociação para quem quer comprar um imóvel. 


O que significam os cortes na taxa Selic?

Em decorrência da crise econômica, em agosto de 2020, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu reduzir a Selic de 2,25% para 2% – uma redução histórica que se mantém até agora, dezembro do mesmo ano.

Com a menor taxa Selic da história, os juros das linhas de crédito imobiliário foram reduzidos e o financiamento ficou até 30% mais barato. 

Conheça aqui os tipos de financiamento imobiliário.

Com isso, houve um aumento da oferta no mercado, o que criou um terreno favorável à concessão de crédito e a reabilitação da compra de imóveis como uma ótima opção de investimento.


Como a taxa selic influencia seu investimento?

De acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), com a redução da taxa Selic, os financiamentos registraram um crescimento de 74,7% nos oito primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Portanto, para quem tem renda estável e capacidade de pagamento, esta é uma excelente oportunidade para aproveitar os juros em queda e realizar o sonho casa própria, trocar de imóvel ou até mesmo expandir o patrimônio. 

A principal vantagem de investir em imóveis, é que o imóvel é um investimento que não desvaloriza. Portanto, para investidores mais conservadores, acostumados a aplicar em títulos, poupança, com certeza essa é a oportunidade perfeita para adquirir uma casa, terreno ou apartamento como um investimento a longo prazo. 

Veja aqui 4 motivos para comprar um imóvel novo em Curitiba.


Apartamentos na planta em Curitiba

Na Maken, sempre nos preocupamos em projetar apartamentos que proporcionem conforto e qualidade de vida em Curitiba pra você, e garantimos que isso vá além da área privativa. Por isso, conte com a gente para encontrar o melhor apartamento na planta ou pronto para morar em Curitiba! 

O Alba

SABER MAIS

O Alba é um empreendimento alto padrão, com apartamentos de 2 e 3 suítes, localizado nas Mercês. Tem uma das melhores vistas de Curitiba, planejado para transmitir a sensação de liberdade para você. Conheça detalhes sobre o Alba!

O Monselle

SABER MAIS

O Monselle Mirante do Bosque fica no Centro Cívico e tem opções de apartamentos, coberturas e unidades duplex. Também tem uma vista encantadora, direcionada para o Bosque do Papa, e foi projetado com ambientes amplos, bem arejados e naturalmente iluminados.

Lançamentos Maken

Em breve, lançaremos também mais dois projetos inovadores no bairro Cabral, em Curitiba. A escolha se deu, principalmente, porque a região conta com belas paisagens, excelente infraestrutura e muita qualidade de vida para você morar em Curitiba.


SABER MAIS

Maken Incorporadora

A Maken é uma incorporadora e construtora em Curitiba que sabe que morar bem é importante. Por isso, fale conosco através do nosso site ou ligue para  (41) 3515-1830 e conheça nossas opções de empreendimentos. Desejamos que você se mude para um lugar que transforme sua vida para melhor. Estamos à sua disposição para oferecer projetos de qualidade para investir e morar.