Comprar um apartamento ou casa em Curitiba? Saiba como escolher

Quando decide-se adquirir o imóvel próprio, muitas podem ser as inseguranças e dúvidas, principalmente se for a primeira compra no mercado imobiliário. Decidir entre comprar um apartamento ou uma casa em Curitiba, por exemplo, por ser bem recorrente. São diversos pontos que devem ser considerados nessa decisão. Listamos aqui alguns dos principais diferenciais entre os imóveis para ajudar você a fazer a melhor escolha em Curitiba.

1 - Segurança

Este é um dos pontos mais levantados quando decide-se comprar um apartamento ou casa em Curitiba. Cidades grandes tendem a ter fama de perigosas e inseguras. Mas é importante lembrar que isso depende muito da região em que o imóvel encontra-se. Além de escolher bem o bairro, garanta que o imóvel tenha algumas tecnologias de segurança: condomínio fechado, prédio com portaria 24h, cerca elétrica, muros altos, etc. De forma geral, os apartamentos em condomínios verticais tendem a oferecer mais segurança, pelo controle de acesso e disposição do imóvel.

2 - Tamanho e planta do imóvel

Um outro fator importante para considerar é o tamanho e a planta do imóvel. Isso precisa estar de acordo com o que você precisa no momento e em médio prazo, já que comprar um apartamento ou uma casa em Curitiba, ou em qualquer outra cidade, é um investimento duradouro. Metragem da área construída, quantidade de cômodos, quartos, garagem, jardim… Tudo isso precisa ser considerado. A ideia de que comprar um apartamento é sinônimo de comprar um imóvel pequeno e apertado já não é mais sustentável. Há diversas opções de apartamentos amplos, bem arejados e até mesmo com jardim, como os Gardens, disponíveis no Alba.

3 - Privacidade

A privacidade é um dos diferenciais mais procurados na hora de comprar um apartamento ou uma casa. A verdade é que não importa o tipo do imóvel, mas a estrutura e região em que se encontra. Em apartamentos, os vizinhos ficam mais próximos, no andar de cima ou após a parede ao lado. Ao comprar uma casa, isso não acontece, mas se a casa estiver localizada em uma região com muitos condomínios verticais, por exemplo, sua privacidade também estará comprometida. Os empreendimentos mais modernos têm isolamento acústico, o que garante que o ruído de um apartamento não chegue ao outro. Os residenciais Alba e Monselle Mirante do Bosque têm uma grande vantagem quanto a isso, porque ambos estão em regiões pouco verticais, com garantia de privacidade também pelas janelas e áreas externas do empreendimento.     

Se está na dúvida entre comprar um apartamento ou uma casa em Curitiba, saiba que ambos têm suas vantagens e diferenciais. Neste outro texto, você pode conferir o que precisa saber antes de comprar um apartamento em Curitiba e, se essa for sua opção, a Maken tem empreendimentos incríveis, no Centro Cívico e nas Mercês, para te apresentar.