Conheça 9 opções de parques em Curitiba

No passado, Curitiba era uma cidade que sofria com alagamentos sempre que chovia. Para resolver esse problema, parques e bosques compostos por lagos foram criados para ajuda a reter a água das chuvas pela cidade.

Hoje, a capital paranaense conta com mais de 30 bosques e parques abertos à visitação que encantam os moradores e turistas que visitam a cidade. Confira alguns dos principais parques em Curitiba e outras áreas verdes e delicie-se com as paisagens pessoalmente:

Jardim Botânico - Um dos grandes cartões-postais de Curitiba, o Jardim Botânico possui uma grande estufa de vidro e jardins floridos. Dica: visite o parque em dias de sol, quando os raios passam por dentro da estufa e proporcionam um espetáculo ao entardecer. 

Bosque Papa João Paulo II - Esse bosque homenageia os imigrantes poloneses e lembra a visita que o então Papa João Paulo II fez a Curitiba, em 1980. No espaço, existem casas típicas polonesas em forma de aldeia que vendem artesanatos, além de uma bela trilha para explorar a área. Ao lado do Bosque do Papa fica localizado o Monselle Mirante do Bosque, um empreendimento residencial da Construtora e Incorporadora Maken. O decorado e o plantão de vendas ficam localizados na rua R. José Sabóia Cortês, 275, no Centro Cívico. É uma excelente oportunidade para quem valoriza morar perto de áreas verdes e parques em Curitiba, sem abrir mão de morar em região central.

Parque Tanguá -  O Parque Tanguá fica num antigo complexo de pedreiras desativadas. Possui uma cascata, dois lagos, um lindo mirante, ciclovia, pista de cooper, lanchonete e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. É um dos pontos turísticos mais charmosos da cidade, com um pôr do sol de tirar o fôlego.

Parque Barigui - Área verde com uma grande pista de caminhada, o Parque Barigui é perfeito para praticar atividades físicas, fazer piqueniques e admirar o pôr do sol. Esse é um dos parques em Curitiba que tem simpáticas capivaras que tomam conta da margem do rio. O Alba, empreendimento de alto padrão da Construtora e Incorporadora Maken, fica a 7 minutos de carro do parque  Barigui.

Parque Tingui - O Parque Tingui sedia o lindo Memorial Ucraniano, onde casas de madeira em meio ao bosque parecem saídos de contos de fadas. O local também conta com lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil e ciclovia. 

Parque São Lourenço - Com mais de 200 mil m², o Parque São Lourenço oferece uma bela e extensa vegetação ao longo das pistas de caminhada, área de recreação, pista para carrinhos de rolemã, playground, ciclovia, canchas de futebol e vôlei. É ótimo para quem busca por um local para praticar esportes coletivos. 

Bosque Zaninelli - O Bosque Zaninelli é admirado pelos alunos da Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente, que podem ver a beleza do local das janelas. O local faz parte da rota da linha de turismo de Curitiba

Bosque Alemão - No Bosque Alemão, o destaque é para o mirante de madeira que proporciona uma bela vista de Curitiba, e a trilha por dentro da mata, onde placas com trechos da história de João e Maria acompanham quem caminha pelo local. 

Passeio Público - O 1º parque em Curitiba foi inaugurado em 1886 e era chamado de Jardim Botânico. Zoológico pioneiro da capital, o Passeio Público abriga até hoje pequenas e belas aves. Seu portão icônico é uma cópia do portão do Cemitério de Cães de Paris. 

Aproveite que agora você conhece um pouco mais os bosques e parques em Curitiba e faça passeios ao ar livre pela cidade. 

Se você pensa em morar perto da natureza, conheça o Alba, nas Mercês e Monselle Mirante do Bosque, no Centro Cívico.